Nas idas ao cinema ou no lanche de fast-food, frequentemente nos deparamos com refrigerantes popularmente denominados “de máquina”. Esse tipo de refrigerante é conhecido por ser aguado ou sem gás e, por isso, inúmeras pessoas não optam por essa bebida. O que ninguém sabe é que não era para ser assim.
No momento que o consumidor bebe o primeiro gole, ele não está interessado na operação envolvida, nem mesmo no nome do equipamento que serve a bebida, o Postmix.
O Postmix funciona como uma pequena fábrica, na qual xarope, gás carbônico e água são misturados de acordo com as proporções ideais, tudo em um único local. No entanto, assim como na unidade fabril, para um refrigerante ir para o copo com uma boa qualidade, é preciso que a fábrica, a operação técnica e o cliente trabalhem juntos.
A fábrica é responsável pela produção do xarope e pelo monitoramento da qualidade dos seus produtos.
A operação técnica, por sua vez, é a parte responsável por toda manutenção do equipamento. Essa equipe pode ser composta por funcionários do fabricante da bebida, como também por prestadores de serviços. O cliente é representado pelos lugares que vendem esse tipo de produto, ou seja: cinemas, redes de fast-food e alguns restaurantes. Sendo assim, o cliente é aquele que vende a bebida diretamente para o consumidor.
A fábrica deve se preocupar não só com o processo produtivo, como também com as demais etapas da cadeia de fornecimento. Ou seja, avaliando a armazenagem, as condições de instalação e o controle da validade no ponto de venda.
A operação de serviços técnicos é responsável pela manutenção do equipamento, cujo bom funcionamento está diretamente relacionado com a satisfação do cliente e do consumidor final. A manutenção da máquina deve ser feita por pessoas especializadas no assunto, que entendam a importância do funcionamento adequado, estabelecendo contato com o cliente para identificar os problemas que a operação apresenta ou pode vir a apresentar.
O cliente possui uma mini fábrica em seu estabelecimento. É importante que ele cuide do equipamento, realizando limpezas na parte externa da máquina e não tente realizar a manutenção da mesma. Assim como em eletrodomésticos, somos responsáveis pela limpeza externa, mas nunca pela manutenção dos mesmos. Além disso, é importante que o ponto de venda respeite as orientações passadas pelo fabricante da bebida, como: a utilização somente de fornecedores de gás carbônico qualificados, o controle da qualidade da água – respeitando sempre a legislação vigente – e, principalmente, as condições de armazenamento do xarope, se atentando para a validade dos mesmos.
A partir do momento em que esses três pilares – fábrica, serviços técnicos e clientes – trabalham em parceria, a operação de Post Mix tem grande chance de ser bem sucedida, assim produzindo uma bebida com a qualidade desejada e com ótima rentabilidade para os clientes.
Sobre a autora:
RENATA VIDAL MARTINS
- Profissional das áreas de Gestão Integrada e Qualidade no Mercado.
- Graduação em Engenharia Química pela PUC/RJ.
https://br.linkedin.com/pub/renata-vidal-martins/b6/750/541